Telefone: (61) 3340-1400 | WhatsApp (61) 98404-8002 contato@cardiofitness.com.br

GINECOLOGIA

O amadurecimento sexual da mulher ocorre, em geral, muito antes do que o dos homens. Normalmente, meninas com dez, onze, doze anos já começam seu processo de crescimento, iniciando a transição para se tornarem mulheres adultas, biologicamente falando.
Com as transformações rápidas sentidas nesse período surgem muitas dúvidas, e uma delas acaba afetando tanto as mães quanto as próprias jovens: a decisão de procurar um ginecologista.

 

Quando procurar um ginecologista

Embora estejamos no século 21 e em uma sociedade repleta de avanços tecnológicos, a ida ao ginecologista ainda é vista como um tabu para algumas mães, por temer que suas filhas deixem de ser virgens durante os exames ginecológicos ou, ainda, a exposição a assuntos relacionados a sexo antecipem a primeira relação sexual da menor.
Completamente infundados, esses tabus apenas retardam o melhor momento para a ida de uma mulher ao ginecologista: antes que ela inicie sua vida sexual.
Esse período é considerado o ideal pois a garota pode receber toda a orientação necessária para que entenda o funcionamento de seu corpo, saiba quais métodos anticoncepcionais estão disponíveis, como funcionam e possa escolher o que melhor se adapta a seu estilo.
Contudo, para quem perde esse momento, a época para procurar um ginecologista é após a primeira relação sexual. Assim, a paciente pode iniciar o acompanhamento que fará por toda a sua vida, começando também a fazer exames para preservar sua saúde, além de utilizar métodos anticoncepcionais e de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis.

 

Quais os sintomas devem ligar o alerta para a hora de procurar um ginecologista?

Embora a recomendação seja de que toda mulher, depois de iniciar sua vida sexual, se consulte com um ginecologista ao menos uma vez por ano, essa ida ao médico deve ser antecipada caso apareçam alguns sinais de alerta.
Mulheres que sentirem ardência ou dor na região vaginal, perceberem corrimentos anormais ou, ainda, anormalidades em suas mamas precisam consultar urgentemente um ginecologista, para que sejam solicitados exames que possam explicar a origem destes sintomas.
Aquelas que sofrem com menstruações irregulares também devem procurar esse especialista o quanto antes, pois esses atrasos tanto podem ser fruto de uma gravidez como podem indicar problemas mais graves e que, se não tratados, podem levar à infertilidade.
As dificuldades de fertilidade também são outra razão que podem ser interpretadas como sinais vermelhos e incentivar as pacientes a procurar ajuda especializada o quanto antes.

 

O que realmente leva uma pessoa a procurar um ginecologista?

As mulheres, em geral, costumam procurar mais atenção médica do que os homens. Mas isso não significa que toda mulher mantenha um histórico regular de ida a consultórios, ao contrário.
No caso do ginecologista, a maior parte das mulheres procuram esse especialista em busca de informações sobre métodos anticoncepcionais, sobretudo a pílula, um dos instrumentos mais utilizados pelas mulheres.
Outra razão que leva muitas mulheres aos consultórios do ginecologista todos os dias são as dúvidas sobre uma possível gravidez. Mesmo que os testes de farmácia atestem a gravidez, muitas procuram no exame de sangue a certeza de que realmente serão mães.

COMO CHEGAR:

SEDE

STN Bloco O Ed. Life Center Salas 136 a 145, Brasília/DF

cardiofitnessdf@gmail.com

Tel: (061) 3340-1400

FILIAL

STN Bloco M Ed. Vital Brazil sala 360, Brasília/DF

Tel: (061) 3349-0331

1
×
Olá, em que posso te ajudar?